quinta-feira, 1 de maio de 2008

ALIMENTOS TRANSGÉNICOS

A palavra transgênico indica transformação, modificação ou alteração da carga genética (animal ou vegetal) via tecnologia específica. Na actualidade, as atenções estão voltadas para a biotecnologia agrícola, já que foi estabelecida a nível mundial uma verdadeira corrida com a finalidade de dominação dessa tecnologia e, conseqüentemente, do mercado que a envolve. Principais exemplos de produtos transgênicos:
- Cultivos de milho, soja, algodão, feijão, arroz, etc, na sua maioria grãos; dos quais a maioria tem relevante importância na alimentação humana e animal.

Vantagens:

- Aumento da produção e produtividade com redução de custos;
- Melhoria da qualidade dos produtos agrícolas;
- Melhor controle ambiental, especialmente pela redução ou extinção do uso de agrotóxicos. Os transgênicos requerem uma aplicação única de herbicida, enquanto uma plantação normal necessita de três a quatro pulverizações em épocas distintas.
- Alternativa para comercialização de produtos agrícolas;
- Consistente alternativa para contribuir com a mitigação ou extinção da fome, pobreza e miséria absoluta que assolam cerca de 18% da população mundial.
Desvantagens:
- Somente poucos laboratórios tem os dispendiosos equipamentos e reagentes, e pesquisadores capazes de obter organismos transgênicos com toda segurança,
- Pessoas com medo dos inconvenientes que os transgênicos possam vir a causar no futuro;
- Prejuízos causados: queda de produtividade em relação a lavoura tradicional, alterações no solo devido aos organismos geneticamente modificados como o aparecimento de rachaduras no caule da soja transgênica exposta ao calor, ataque inusitado de insectos e a falta de imunidade da soja às pragas e ervas daninhas, obrigando os agricultores a usar duas ou três vezes mais o herbicida, pois as pragas são resistentes.

Sem comentários: