quinta-feira, 1 de maio de 2008

SUPLEMENTOS DESPORTIVOS: WHEY PROTEIN

Whey Protein tem se mostrado, juntamente com a Creatina e a L-Carnitina, como uma das substâncias mais consumidas no meio desportivo, principalmente entre os praticantes de musculação, competitiva ou não. Como o próprio nome indica, o suplemento é de natureza protéica. Mas o que é a Whey Protein ?
Whey Protein significa proteína isolada do soro do leite, o leite contém vários tipos de proteínas, por exemplo a Caseína. O processo de obtenção da Whey Protein dá-se da seguinte forma: depois que se extrai a Caseína do leite desnatado, o líquido que sobra é o soro. As melhores fontes de proteínas do leite são a Caseína e a Whey Protein. A vantagem da Whey em relação as outras é a sua estrutura proteica
intacta no pequeno intestino onde é absorvida mais rapidamente, não sofre nenhum tipo de retenção no estômago, como é o caso da Caseína. A Whey Protein vem na maioria das vezes na forma de pó, com uma quantidade já considerada ideal e isso simplifica e muito a vida dos atletas, são preparadas com água ou com leite desnatado. Para manutenção ou aumento da massa muscular, é preciso uma ingestão adequada de proteínas, isso é conseguido ingerindo de 1,2 à 3,0 gr/Kg/dia. A Whey Protein seria muito útil nesse processo, assim como na relativa diminuição do percentual de gordura, já que estudos mostram que a sua suplementação pode aumentar e manter os níveis da hormona tiroide durante uma dieta de restrição calórica. Acredita-se que uma suplementação matinal justamente quando o corpo precisa repor as proteínas o mais rápido possível devido as horas de sono em jejum e logo após o treino para reposição das proteínas depletadas pelo mesmo, seriam os melhores momentos de ingestão.




WHEY PROTEIN: DICAS E BENEFICIOS ;)

2 comentários:

Batataz disse...

Desculpa comentar só agora, mas achei este post muito importante, e extremamente interessante do ponto de vista nutricional. Parabens

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Temos pena de não termos compreendido bem o vídeo na sua totalidade. Pareceu-nos interessante, mas efectivamente a música que puseste no blogue sobrepõe-se ao som do video e não permite ouvir a informação deste. Tens de ter cuidado com estes aspectos. O texto está muito pertinente. Continua!