sexta-feira, 2 de maio de 2008

MANUAL DE NUTRIÇÃO DO DESPORTISTA

1-NUNCA treine em jejum, ou com intervalo maior do que 4 horas entre a última refeição e o treino. Um pequeno lanche pode ser um copo de sumo acompanhado de duas bolachas de água, faça sua alimentação normalmente.
2- EVITE alimentos com gordura na refeição que antecede o treino, como por exemplo fritos, carnes gordas, creme de leite, queijos e presunto.
3- EVITE muitas fibras antes do treino, evitando por exemplo refeição à base de frutas, verduras e cereais integrais.
4- HIDRATE-SE sempre pois a sede é sinal de desidratação.
5- SEMPRE, leve água para o treino, devemos beber no mínimo 300 ml de água por treino.
6- CRITÉRIO : As bebidas isotônicas são repositoras, por isto, são indicadas após treinos e competições para REPOR as perdas de sais e líquidos.
7- SEMPRE - reponha os gastos musculares, após treinos fortes prefira alimentos à base de hidratos carbono, para repor o glicogênio dos músculos, como por exemplo pães, massas, arroz ou batatas.
8- MANTENHA o equilíbrio calórico. O excesso de peso corporal proveniente de gordura corporal, pode ser por ingestão aumentada das calorias necessárias, ou má distribuição entre as gorduras, hidratos carbono e as proteínas.
9- AVALIE a perda de peso. A perda de peso rápida pode ser às custas de desidratação e consequentemente, perda de massa muscular. Certifique-se de que houve perda eficiente da gordura corporal, se este for o objetivo.
10- NÃO consuma suplementos sem indicação de um profissional habilitado.

2 comentários:

ligiaconstança disse...

Acho muito pertinente esta informação, uma vez que poucas pessoas pensam nisso quando praticam exercicio físico.Parabéns pelo teu trabalho.

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Muito interessante!É óptimo que se divulgue este tipo de informações para evitar determinados acidentes durante a prática desportiva. No entanto, penso que podias ter justificado mais cada um dos tópicos, por exemplo, com quais as consequências decorrentes do incumprimento de cada item. Continua com o bom trabalho!