Chama-se contaminação dos alimentos á adição de uma substância estranha aos alimentos, comprometendo a salubridade e segurança alimentar. Assim sendo, podem ocorrer três tipos de contaminação: fisíca, quimíca e biológica. Que prejudicam com maior ou menor gravidade a saúde do consumidor.
CONTAMINAÇÃO FISÍCA- diz respeito á presença de corpos estranhos nos alimentos, tais como pedaços de metal, plástico, madeira, tinta, azulejos, adornos( brincos, anéis, colares, etc), cabelos, pastilhas elásticas, pedaços de unhas, pêlos de animais, insectos, entre outros. Trata-se provavelmente da situação menos grave, uma vez que pode ser facilmente detectada pelo consumiddor. No entanto, pode tornar-se bastante perigosa ou mesmo fatal no caso de ser engolido um objecto afiado, como por exemplo, um fragmento de vidro ou em casos mais graves, provocar asfixia.
CONTAMINAÇÃO QUíMICA- envolve substências tóxicas provenientes de organismos vivos ( toxinas) de insecticidas, de pesticidas, de produtos químicos de limpeza ( detergentes, desinfectantes), de metais pesados (chumbo, cobre, alumínio, etc) entre outros.
CONTAMINAÇÃO BIOLÓGICA- é causada pela presença de organismos vivos nos alimentos. Por serem capazes de causar doença são chamados de patogénicos. as bactérias, os vírus, os ovos de parasitas, os bolores e as leveduras, são tão pequenos que não são habitualmente visivéis, excepto ao microscópio. Podem, pois, estar presentaes em grandes quantidades nos alimentos, sem que se dé por isso, comprometendo a saúde do consumidor.
Para prevenir o envenamento alimentar é essencial evitar a contaminação dos alimentos( na aquisição, na recepcção, no armazenamento e na preparação),promover a destruição dos microorgansmos (através da confecção) e prevenir uma eventiual recontaminação ( na distribuição). A contaminação cruzada é a responsável por um grande numero de casos de envenamento alimentar, este processo consiste na transfer^necia de bactérias de uma fonte contaminada para um alimento não contaminado, no local de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário