quinta-feira, 20 de março de 2008

BENDITA MARMELADA :)




"Bolachas com marmelada, sumo frutas e uma banana "são o segredo da nutricionista Andreia Santos para os jogadores do Leixões .

A ementa foi introduzida por Andreia Santos, nutricionista licenciada pela Universidade do Porto, que assegura os cuidados nutricionais dos jogadores do Leixões.
"A nutrição,por si só, não faz milagres, nem vencedores, mas pode fazer a diferença em momentos competitivos", a nutricionista explica que "um jogador com 70 quilos, com três quilos a mais do que o peso ideal, perde quatro metros de avanço numa corrida de 100 metros, o que pode fazer a diferença entre apanhar um avançado adversário ou não". E ainda, “a distância que um avançado corre em campo ao longo de um jogo e chega a atingir os 12 quilómetros e o dispêndio energético é muito maior do que o de um defesa, pelo que têm de ser criadas exigências nutricionais específicas e com base científica!
Desde que chegou ao Leixões, impôs a ingestão de barras de cereais ou bolachas com marmelada, sumos de frutas e uma banana depois de cada treino, já que "os 30 minutos que se seguem são cruciais para evitar a fadiga precoce no jogo ou treino seguintes". Apesar de adiantar que "não existem alimentos milagrosos", mas aqueles são ideais para não perder músculo, mas antes a massa gorda, "que limita a velocidade, a elasticidade, a impulsão, a aceleração, a resistência e a concentração dos atletas".





A hidratação é também um elemento indispensável nos intervalos dos treinos e jogos oficiais, mas a água ingerida no Leixões tem igualmente "receita própria": "Tem algum açúcar para controlar os níveis de glicemia, sal, porque evita cãibras, e limão para tornar o sabor mais agradável". A nutricionista considera que, na sua opinião, "a chave do sucesso não está apenas na inspiração imediata do atleta, mas também na aposta em pequenos pormenores, como adaptar as necessidades alimentares específicas para atingir maior rendimento" já que "também é o trabalho do nutricionista, além do treinador e do preparador físico, que estão em campo".

Sem comentários: