sexta-feira, 7 de março de 2008

COMEÇAR O DIA COM CEREAIS


“Prepare-se da melhor forma para enfrentar o dia e tome um pequeno-almoço energético e revitalizante”
Ninguém duvida que cabe á primeira refeição do dia oferecer a energia necessária para uma manhã de actividade, apôs o jejum provocado por uma noite de sono. Mais, o desenvolvimento físico, intelectual e afectivo, a capacidade de resistência á doença e o aumento da esperança de vida estão intrinsecamente relacionados com uma alimentação saudável, de que faz parte o consumo regular de um pequeno-almoço completo e equilibrado. Infelizmente, fruto dos actuais ritmos de vida, são muitas as pessoas que “saltam” esta refeição ou que a fazem de forma sistematicamente desajustada. Poucas saberão, no entanto, que a eliminação do pequeno-almoço, de forma regular ou não, pode provocar a falta de açúcar no sangue – hipoglicemia- da qual podem resultar diversos sintomas: cansaço, visão turva, confusão mental, alterações de humor, enjoos. Quem persiste em “esquecer” o pequeno-almoço, para ficar mais dez minutos na cama ou para não perder o autocarro, submete o organismo a um período de 16 horas de jejum, esgota as reservas de glicogénio, acelera a destruição das proteínas dos músculos, da pele, da matriz óssea e de outros órgãos. Muitas vezes este comportamento induz o “impulso” de comer durante a manhã, alimentos calóricos ricos em açúcar e pouco nutritivos. A eliminação do pequeno-almoço tem ainda como principais consequências a diminuição da massa muscular, a dificuldade de concentração com perda da capacidade no trabalho ou na escola.

O consumo de cereais integrais,devido ao seu elevado valor nutricional,tem um papel importante na saúde! Os cereais integrais são uma das escolhas ideais para o pequeno-almoço, pois um prato de cereais com leite, logo ao acordar, disponibiliza a energia necessária para uma manhã de actividade,alivia o perído nocturno de jejum prolongado e tem uma grande importância no processo digestivo.Vários estudos aconselham a ingestão de fibra integral porque esta aumenta o teor de água no intestino, estimulando o seu movimento e prevenindo situações como o síndroma do intestino irritável.A própria obstipação, vulgarmente designada por "prisão de ventre" pode ser também combatida através da ingestão da fibra.O grão de cereal integral conserva intacta a sua camada externa, que contém a fibra e grande parte das vitaminas e minerais, deste modo, o valor nutritivo do grão apenas atinge a sua plenitude no seu estado integral ou seja ,antes da sua refinação.
Mas não exagerem no consumo de cereais integrais ou seja, não associem os cereais integrais com menos calorias e daí pensarem que podem comer toneladas de cereais pois aumentam de peso na mesma, a vantagem dos cereais integrais é a fibra :)

"COMA BEM, VIVA MELHOR "
Um provérbio antigo sobre alimentação assegura que se deve “tomar um pequeno-almoço de rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”. Ainda que este adágio possa pecar pelo exagero, a verdade é que o pequeno-almoço deve contribuir com 20 a 25 % das calorias totais diárias, ainda que a ementa possa variar com tipo de pessoa, as necessidades do seu dia-a- dia e a hora da próxima refeição, o leite , a fruta, os cereais de pequeno-almoço sobretudo integrais fornecem hidratos de carbono complexos e energia de acordo com as nossas necessidades ao longo do toda a manhã.

Sem comentários: