sábado, 29 de março de 2008

EXERCÍCIO E UM CORAÇÃO SAUDÁVEL

O corpo humano é uma "máquina" surpreendente :)
O coração é o centro do sistema cardiovascular; é o músculo que possibilita o movimento do sangue por todo o corpo. No entanto, o funcionamento deste orgão não seria possivél sem a colaboração de ouros elementos do sistema cardiovascular ou sem a funçao do sistema nervoso. Durante o exercício, o sistema cardiovascular cumpre as seguintes funções:
• Fornecer oxigénio, nutrientes e hormonas aos músculos que se contraem e que requerem energia para mover-se;
• Extrair dos musculos os produtos resultantes do metabolismo (Co2 e ácido láctico) e transportá-los para outros órgãos para a sua metabolização ou eliminação;
• Contra-atacar a hipertermia durante o exercício através de uma vasodilatação cutânea que facilite a perda de calor;
No inicio de um exercício, e à medida que a sua intensidade aumenta, o sistema cardiovascular responde com um aumento do volume de sangue bombeado pelo coração por minuto (gasto cardíaco); o aumento do gasto cardíaco durante o exercício deve ser distribuído entre as diferentes regiões do corpo de forma correcta O consumo máximo de oxigénio(Vo2 máximo) é determinado pelo gasto cardíaco e pela diferença arteriovenosa de oxigénio O2 (a-v). O sangue arterial contém cerca de 200ml de oxigénio por litro, enquanto o sangue venoso contém 30-100ml. Ao aumentar a intensidade do exercício diminui o volume de oxigénio do sangue venoso, aumentando assim a diferença arteriovenosa de oxigénio, este fenómeno resulta de os músculos extraírem mais oxigénio do sangue e de uma maior percentagem do gasto cardiaco se dirigir aos músculos que estão a realizar o exercicio. A frequência cardíaca intensifica-se na proporção do aumento da intensidade do exercício, aumentando assim o gasto energético e o fornecimento de oxigénio aos músculos.

1 comentário:

Nutrição Descascada disse...

é surpreendente o que o nosso corpo faz sem darmos conta, tudo de forma rápida. Conseguiste mostrar a fundo o funcionamento cardiaco durante o exercicio ;)
e a fotografia esta adequada à noticia =)

continua com as boas noticias...