sexta-feira, 21 de março de 2008

NUTRIENTES QUE FORNECEM ENERGIA :)

Os alimentos e os nutrientes, fornecem a energia e os materiais de formação, para incontáveis substâncias que são essenciais para o crescimento e sobrevivência dos seres vivos. Nutrição é a soma de processos que envolvem a ingestão e o metabolismo dos alimentos pelos organismos vivos. O metabolismo é um conjunto de reacções pelas quais, os alimentos são manipulados para fornecer energia e outros nutrientes ao corpo. A principal função dos alimentos que consumimos é fornecer uma variedade de nutrientes. Os nutrientes são substâncias específicas que actuam em uma ou mais funções fisiológicas ou bioquímicas do corpo. Esses nutrientes são classificados em dois grandes grupos básicos: Macronutrientes - hidratos carbono, lipidos e proteínas - nutrientes fornecedores de energia ao organismo. Micronutrientes - que subdividem em vitaminas e minerais, apresentam o que chamamos de bioreguladores, pois actuam modelando processos metabólicos como partes das enzimas e outras estruturas.

Os nutrientes são os produtos que obtemos depois da transformação dos alimentos no organismo humano através da digestão. A absorção da maior parte dos nutrientes dá-se no intestino delgado, onde passam para o sangue que depois os transporta para todas as partes do corpo do organismo onde são utilzados. Os nutrientes agrupam-se em sete classes:
· Proteínas ou prótidos
· Hidratos carbono (glícidos)
· Lípidos (gorduras)
· Vitaminas
· Minerais
· Fibras alimentares
· Àgua
Todos são importantes e insubstituíveis uma vez que desempenham funções diferentes no organismo, e podem ter como função:

· Construtora como é o caso das proteínas, alguns minerais e água;
· Energética pois fornecem energia como é o caso dos hidratos carbono, proteínas e lípidos;
· Reguladora ( regulam os mecanismos no organismo e/ou permitem que outros nutrientes sejam aproveitados),btais como as fibras, água, ,vitaminas e minerais.

1 comentário:

Anónimo disse...

esse foi o melhor icone q eu achei a altura de meu trabalho escolar coloquem mais icones deste site sobre alimentaçao.