sábado, 15 de março de 2008

CHOCOLATE




Nutricionista explica como consumir chocolate sem prejudicar a saúde.

Em época de Páscoa o consumo de chocolate aumenta bastante, principalmente nos países cristãos e de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolates, Amendoins, os brasileiros consomem 2,12 kg de chocolate por ano, no entanto, DOBRAM O CONUMO de chocolates na semana que antecede a PÁSCOA. O país é o sétimo maior consumidor de chocolate do mundo, o vencedor do ranking são os Estados Unidos. Famoso conhecido como vilão das dietas, o chocolate, embora possua uma elevada taxa de calorias, proporciona benefícios ao organismo. A especialista em nutrição clínica Teresina Mendes dos Santos explica que, apesar de ser calórico, o produto contém nutrientes importantes para o organismo. O chocolate, em quantidade adequada, pode ajudar a combater a insônia além de proporcionar a sensação de bem estar, isso porque, assim como o café, estimula o organismo a produzir um neurotransmissor chamado feniletilamina, substância que causa sensação de "sentir-se apaixonado". “É por isso que o consumo traz uma sensação de bem-estar”, afirma Teresina. O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um alto poder antioxidante e estes por sua vez combatem o envelhecimento, e também auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer. “O antioxidante também impede o depósito de gordura na parede das artérias, reduzindo a taxa de colesterol no sangue.



Feliz Pascoa Recados

Além disso, o chocolate apresenta uma grande quantidade de elementos químicos chamados flavenóides e fenólicos, que diminuem o risco de doenças cardíacas”.Mas, mesmo com tantas qualidades, é preciso ter cautela com o consumo de chocolates, pois esse alimento também é rico em açúcar e gordura saturada, substâncias nocivas ao organismo, principalmente quando ingeridas em excesso.O consumo exagerado de chocolate, além do aumento de peso pode fazer mal para quem sofre de enxaquecas, podendo também provocar taquicardia leve, devido às xantinas, substâncias estimulantes presentes no doce. “Aqueles que sofrem de diabetes devem comer o chocolate diet, mas é preciso lembrar que este não possui açúcar, porém possui alta taxa de gordura, deixando-o mais calórico que os não diets”, ressalta a nutricionista. Por isso, o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente de leite e o branco.Recomenda-se um consumo médio de 50 gramas por dia, principalmente de chocolate amargo. “O amargo possui mais cacau na sua composição e menos gordura, tornando-o mais saudável, apesar de ter praticamente mesmo valor calórico que o do leite ou o branco”.

nutricionista Teresina Mendes dos Santos
Pós-graduada em Nutrição Clínica na Universidade Federal do Paraná


2 comentários:

Filipa Araújo e Paula Rocha disse...

Este é um assunto interessante, principalmente para quem gosta de chocolate (como é o meu caso)!
Já tinha conhecimento de alguns factores que referes mas fiquei bastante mais esclarecida quanto a outros. Agora vou passar a comer apenas 50g/dia de chocolate amargo de preferência!

Filipa Araújo e Paula Rocha disse...

Agora pensando melhor...50g de chocolate não será muito?!É praticamente 1/3 de uma tablete!!
Mas tendo em conta a fonte,vou partir do principio que é verdade! Que chato...