sexta-feira, 21 de março de 2008

A FUNÇÃO DOS HIDRATOS CARBONO NO ORGANISMO





Após a digestão, hidratos carbono estão mais do que prontos para fornecer energia. Eles são transformados em glicose. Esta circula pelo sangue e, imediatamente, fornece energia. O fígado e os músculos podem armazenar hidratos carbono na forma de glicogênio. Durante a prática de exercício físico, o glicogênio poderá ser usado como energia. O corpo utiliza hidratos carbono principalmente durante o fornecimento de energia aos músculos, e dessa maneira eles podem realizar trabalho.
Qual é o melhor hidrato carbono?
- Tanto os hidratos carbono simples como os complexos, fornecem energia para o trabalho muscular.
- Os alimentos ricos em hidratos carbono complexos contêm nutrientes essenciais, como, vitaminas do complexo B, ferro, fibras e minerais.
- Os hidratos carbono simples, podem fornecer energia, mas não fornecem vitaminas e minerais essenciais.
Porém, existem hidratos carbono com indíces glicêmicos diferentes ou seja, a quantidade de açúcar, (de glicose), que um alimento aumenta no sangue. Os níveis de açúcar no sangue (glicémia) são regulados pelas hormonas insulina e glucagina. Quando a glicémia sobe, após uma refeição rica em hidratos de carbono, a insulina é libertada pelo pâncreas, de modo a restabelecer um nível normal de açúcar (glicose) no sangue.
O excesso de glicose é convertido em gordura e armazenado no tecido adiposo!!
A glicose em circulação no sangue pode ser utilizada directamente como fonte
de energia para as actividades físicas e celulares, incluindo a função cerebral.
A velocidade a que um hidrato de carbono é digerido e absorvido para a corrente sanguínea, é indicada pelo Índice Glicémico (IG) desse açúcar. Quanto mais elevado for o IG de um alimento, mais rapidamente sobem os níveis de açúcar no sangue, após a ingestão do alimento.
Os hidratos de carbono complexos têm IG mais baixos do que os açúcares simples, pelo que a sua ingestão ajuda a controlar a fome, o apetite e os níveis de açúcar no sangue.
Os alimentos com Indice glicêmico alto entram rapidamente na corrente sanguínea. É melhor comê-los durante ou após os exercícios. Os alimentos com Indice moderada e baixa entram lentamente na corrente sanguínea, portanto é melhor consumí-los antes do exercício. Assim eles fornecem energia por mais tempo.

Sem comentários: