quarta-feira, 30 de abril de 2008

SUBSTÂNCIA VICIADORA E PERIGOSA DO CHOCOLATE: TEOBROMINA


O chocolate contém uma substância chamada Teobromina. É usada como diurético, estimulante cardíaco, dilatador de vasos sanguíneos e também como relaxante muscular. Para animais como cães, gatos, porcos, roedores, cavalos, entre outros, esta substância é tóxica e pode provocar a morte uma vez que o seu organismo faz a eliminação desta muito lentamente.O chocolate de cozinha e chocolate negro contêm cerca de 15/20mg por cada grama de chocolate. O chocolate de leite contém cerca de 1,5 mg por cada grama.É extremamente perigoso deixar chocolate ao alcance do seu animal de estimação. A dose fatal para um cão será de cerca de 6 a 17 gramas de chocolate negro por cada kilo de peso do animal. Um leão da rodésia poderá sucumbir após a ingestão de apenas cerca de 200 gramas de chocolate negro. Em animais idosos com problemas cardíacos a dose fatal será muito inferior.Em caso de ingestão deste alimento, em quantidade que possa colocar em risco a vida do seu animal, consulte de imediato o veterinário.
Embora a teobramina não seja uma substância viciadora, foi apontada como causadora do vício por chocolate. O chocolate é considerado afrodisíaco, pois seus efeitos incluem os efeitos estimulativos da teobromina, prazer induzido pelo hipotálamo como um efeito da doçura de chocolate e natureza gordurosa, ou como chocolate afecta os níveis de serotonina. Enquanto a
serotonina tiver um efeito aprazível, em concentrações altas pode ser convertido à melatonina que em quantias grandes aumenta o apetite sexual.
Como é um estimulante do miocárdio, como também um vasodilator, aumenta as batidas do
coração, contudo também dilata os vasos sanguíneos, enquanto diminui a pressão sanguínea.

BENEFICIOS DOS ALIMENTOS VERDES: LEGUMES



Os "alimentos verdes" são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como todos os outros, pois contêm clorofila e substâncias com os seguintes efeitos:
-Desintoxicam as células;
-Inibem os radicais livres, substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo;
-Tem efeito anti - cancerígeno e ajudam a proteger o coração.
-Protegem a pele e o cabelo.
Para além disso, ajudam a manter a pele jovem, a combater as agressões ao organismo e na formação dos ossos e dentes. Alguns alimentos verdes têm as seguintes propriedades
:
-Alface, que é rica em cálcio e extremamente benéfica para os ossos;
-Couve-flor, que contém muitas vitaminas, como C, E, A, indispensáveis à boa visão e à saúde da pele, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso;
-Agrião, é um dos vegetais mais nutritivos, tem um baixo valor calórico, contém vitamina A e C, importante para aumentar a resistência do organismo ás infecções, tem também sais minerais como o ferro e o fósforo que evitam o cansaço mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos no sangue;
-Espinafre, que são fonte de luteína e zeaxantina, duas substâncias nutrientes com propriedades antioxidante, protegendo a vista de prováveis problemas oculares próprios do envelhecimento.

*O verde mantém a sua pele jovem!*

ACABA COM OS DESEJOS POR DOCES (CRÓMIO)



Crómio é um nutriente que queima gorduras, acelera a perda de peso e tem um papel importante na prevenção de diabetes. Em épocas festivas temos tendência para "petiscar" uns doces a mais, sendo um dos aspectos mais dificeis de controlar numa dieta, no entanto, é importante que saiba que esses apetites súbitos e incontroláveis resultam da falta de crómio no organismo.
Como funciona o Crómio?
O organismo necessita de crómio para encaminhar a glicose dos vasos sanguíneos para as células.Se este mecanismo não funcionar correctamente a quantidade de açucar que chega ás células não é suficiente, provocando sintomas como cansaço e a falta de energia. Ao corrigir esta disfunção nutricional com um suplemento de crómio, contraria-se a vontade de comer doces,de forma natural e gradual, facilitando a perda de peso. Por outro lado, o crómio melhora também o metabolismo das proteínas e gorduras, o que, parece ter "uma influência significativa na proporção músculo-gordura, produzindo uma redução gradual de gordura".Várias investigações sugerem que a capacidade do Crómio para regular as concentações de açucar no sangue pode ajudar a promover o controlo dos diaqbetes e a diminuir risco de doenças crónicas em pessoas com excesso de peso.
Fontes de Crómio:
Os alimentos mais ricos em crómio e que deve incluir na sua alimentação para regular os niveis de açucar no organismo são:

-levedura de cerveja,
-pão integral,
-cereais,
-nozes,
-batatas com casca,
-queijos.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

GENE DO FITNESS


Seremos todos atletas? A culpa é dos genes?
É preciso ter o gene certo!
Está demonstrado que a nossa dotação genética torna-nos mais ou menos propensos a desenvolver a obesidade e segundo alguns especialistas, quando os dois progenitores são obesos a probabilidade dos filhos serem também obesos oscila entre 50% a 80%. Além disso esta predisposição genética pode actuar nalguns casos, manifestando-se através de uma tendência para:

. armazenar calorias,
. comer em excesso,
. desenvolver hábitos sedentários,
. afectar mecanismos de regulação do tecido adiposo.

Nos tempos que correm assiste-se a uma pressão social tremenda para a reaização regular de actividade física.Uma boa parte da população idosa e coleccionadora de factores de risco parece ter descoberto os beneficios crónicos do exercício físico. Apesar dos Portugueses não terem uma cultura atlética, é possível e graças a uma maior acessibilidade desportiva afirmar que o meio ambiente influencia a motivação do praticante e a performance desportiva.
Mas será que a motivação para o exercicio e a forma como o organismo responde ao treino é apenas dependente de causas externas??
NÃO! Pode agradecer aos seus pais ou culpá-los por boa parte da sua aptidão desportiva e pela sua capacidade de beneficiar o treino!Algumas pessoas são dotadas, no que se refere á resitência cardiorespiratória, flexibilidade, força ou composição corporal, determinando este factor as modalidades em que podem ter maior probabilidade de sucesso.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

PORQUE É QUE NÃO DEVEMOS ABUSAR DOS OVOS NA ALIMENTAÇÃO?


O ovo de galinha tem duas partes completamente distintas , no referente á composição nutritiva: a gema e a clara. A gema tem elevada percentagem de colesterol, mas é muito rica em vitaminas A, B1, B2 e D, fósforo, ferro e calcio. A clara não tem praticamente gordura e, embora contenha proteínas de muito alto valor biológico, é muito pobre em vitaminas a sais minerais.Tanto a clara como a gema são muito pobres em glicidos. Os ovos são facilmente digeridos, mas podem provocar cólicas e mal-estar abdominal durante o treino ou competição por formarem muitos gases no intestino. Devemos preferir ovos cozidos ou escalfados a fritos pois estes trazem-nos uma carga suplementar de gorduras.Um atleta deverá comer cerca de 3 a 4 ovos por semana mas no entanto não convém abusar devido ao alto conteúdo da gema em gorduras.

NEM 8 OU NEM 80 !!




CIRURGIA DA OBESIDADE OU SOLUÇÕES RADICAIS?!

Nos casos extremos de obesidade mórbida quando todas as tentativas de tratamento fracassaram deve-se abordar o problema de forma radical isto é, optando por uma intervenção médica! A chamada cirurgia da obesidade deve efectuar-se apenas em indivíduos com obesidade grave ou mórbida, que não conseguem perder peso pelos métodos tradicionais - dieta hipocalórica, exercício físico, medicamentos adelgaçantes ou quando a obesidade está associada a doenças graves. O objectivo destas intervenções é actuar directamente sobre o aparelho digestivo, modificando-o de forma transitória ou permanente, para reduzir a respectiva capacidade de ingestão e assimilação dos alimentos. As duas técnicas mais simples são:

Banda gástrica ajustável que consiste em colocar uma banda de silicone em torno da entrada do estômago que produzirá o efeito de limitação do volume gástrico para evitar a ingestão massiva de alimentos;

Outra técnica é a do balão intra-gástrico que consiste num balão de silicone dentro do estômago para que produza uma sensação constante de saciedade .

Todas as outras constituem cirurgias agressivas e até algo arriscado, uma vez que os pacientes a elas submetidos podem apresentar diversas comorbilidades associadas e um elevado risco anestésico, para além de eventuais défices nutricionais permanentes. A mesma operação não tem sempre os mesmo efeitos, quanto á redução de peso, em todos os indivíduos. Actualmente a gastroplastia com bypass é a cirurgia mais usada no tratamento da obesidade mórbida extrema. A perda de peso pode alcançar os 10 a 20 kg é um método seguro, eficaz, simples, rápido e ideal para pessoas com obesidade.

Evoluçao dos pacientes que utilizaram a técnica da gastroplastia


O QUE É A OBESIDADE MÓRBIDA?


A obesidade mórbida é uma doença crónica que alem do desconforto estético e psicológico pode provocar uma série de graves patologias associadas ao excesso de gordura, tais como:
· diabetes,
· hipertensão,
· cardiopatias,
· Colesterol elevado,
· Doenças que, quando descompensadas, podem levar á morte.
Um individuo é obeso mórbido quando a seu índice de Massa Corporal (IMC) é superior a 40 ou superior a 35 % quando já há doenças associadas á obesidade. O perfil do obeso mórbido é definido pelos factores determinantes da doença:
· Genética e hereditariedade,
· Hábitos alimentares inadequados,
· Ingestão de alimentos hipercalóricos
· Gordura animal em excesso,
· Falta de actividade física,
· Distúrbio alimentar compulsivo,
· Doença psiquiátrica.

QUAL É O IOGURTE IDEAL?




O iogurte depende muito dos objectivos nutricionais de cada individuo, quando escolhemos um iogurte temos que observar as características da sua composição em termos de valor calórico total, conteúdo em proteínas, lípidos, hidratos carbono e cálcio. Se queremos perder peso devemos escolher um iogurte com baixo conteúdo em hidratos carbono e lípidos, mas se queremos escolher um iogurte para uma criança em plena fase de crescimento devemos preferir um iogurte com um elevado conteúdo em proteínas e cálcio e com um conteúdo normal de lipidos. Quando vamos a um supermercado deparamos com uma grande multiplicidade de iogurtes e surgem as dificuldades na hora de escolher o iogurte ideal. Geralmente os iogurtes naturais tem um baixo conteúdo em hidratos carbono o que não acontece nos iogurtes com aromas, magros e principalmente os iogurtes com pedaços e com geleias, que têm um elevado conteúdo nesses nutrientes. Os iogurtes magros com aromas embora tenham um baixo valor calórico e em lipidos têm um elevado conteúdo em glícidos, o que os torna inadequados quando se quer perder peso, pois o aumento de peso resulta tanto de uma nutrição rica em lipidos como de uma rica em glicidos simples. O iogurte ideal é o magro (0% matéria gorda) ao qual podemos adicionar cereais integrais, fruta para os tornar mais agradável ao paladar.
NOTA: sabias que por metade das calorias podes ter o mesmo efeito? sim é verdade, ou seja, os iogurtes mimosa com bifidus activos têm menos calorias que os iogurtes activia bifidus activos!

RELAÇÃO DOS RADICAIS LIVRES COM A ACTIVIDADE FÍSICA


A actividade física intensa estimula a produção de radicais livres, e se esta actividade for praticada em ambientes com poluição atmosférica acentuada há ainda uma maior produção de radicais livres no organismo dos atletas. Os radicais livres de oxigénio são formados a partir deste elemento por adição de um simples electrão, e os mais importantes são o superóxido e o hidroxil. O superoxido é produzido no nosso organismo e representa a forma como o oxigénio é transportado na hemoglobina mas em excesso pode tornar-se perigoso para o organismo, o hidroxil não é produzido no nosso organismo em condições normais mas é um tóxico extremamente perigoso. As vitaminas A,C,E, o selénio, cobre, manganésio e o zinco actuam como co-factores de enzimas celulares encarregados da neutralização desses radicais livres. Situações que levam a excesso de produção destas substâncias como o caso do exercício físico intenso associados a diminuição das defesas orgânicas (vitaminas etc) originam diminuição das capacidades físicas como mau rendimento desportivo e mais tarde graves lesões orgânicas com destruição de membranas e proteínas, lesão do ADN dos cromossomas e podendo levar ao aparecimento de neoplasias. O nosso organismo é mais sensível aos radicais livres com o decorrer da idade e inclusivé pensa-se que estes são os principais causadores pelos processos de envelhecimento. Os atletas que praticam desporto constituídos por esforços moderados mas prolongados como os fundistas no atletismo e os ciclistas têm um consumo diário de oxigénio muito superior e chegam mesmo a consumir 20 vezes mais O2 quando estão em actividade do que quando estão em repouso. Os antioxidantes são substâncias que actuam contra os radicais livres.

BENEFÍCIOS DE UM CHÁ QUENTINHO E VERDINHO :)




O poder do chá verde está na sua composição, ou seja, ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, carotenoides, flavenoides, estimulantes como a cafeína, minerais ( potássio, sódio, flúor). O chá verde é feito com folhas da Camellia sinensis e eis os seus benefícios :

Perda de peso,
Diminui as taxas de colesterol,
Controla a pressão arterial,
Activa o sistema imunológico,
Diminui os risco de artrose,
Aterosclerose,
Tem acção cicatrizante por uso tópico,
Quando utilizado em bochechos e gargarejos previne as cáries
Ajuda a combater infecções na garganta.

No processo de emagrecimento, o chá verde actua como importante auxiliar, pois tem acção desintoxicante, digestiva e diurética. Além disso, a combinação de polifenóis na sua composição acelera o metabolismo, provoca uma sensação de saciedade. Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma actividade predominantemente aeróbia. Mas é recomendável não abusar da bebida uma vez que o consumo em excesso e o chá muito concentrado podem levar a gastrite devido à cafeína.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

EXERCISE ? OK LETS GO :)




OBESOS PODEM SOFRER DE DESNUTRIÇÃO

As pessoas têm muitas vezes uma ingestão excessiva de calorias!
Pense em desnutrição e imediatamente o cérebro vai buscar a imagem de alguma criança magrinha, de olhos grandes e perdidos, nos braços de uma mãe igualmente esquálida, esperando por ajuda em algum campo de refugiados. "Sobrepeso e obesidade nem sempre traduzem um bom estado nutricional. Muitas vezes, consomem as chamadas calorias vazias, que não têm qualquer nutriente",o consumo elevado de alimentos industrializados e práticos, como bolachas, sanduíches e macarrão, também colabora para o aumento de peso. E para deficiências de ferro (anemia), vitaminas do complexo B, cálcio, entre outros componentes necessários para o bom funcionamento do corpo. "A desnutrição pode ser classificada como aguda ou crónica", em comum as duas são a expressão biológica de uma carência prolongada dos macronutrientes e micronutrientes tais como: cabelos raros, pele fina e problemas como osteoporose e osteopenia são outros sinais de falta de alimentação adequada. A desnutrição também pode ser causada por distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, por doenças crónicas e por síndromes disabsortivas. "Há patologias que impedem o organismo de absorver os nutrientes" o problema é comum, por exemplo, em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica (redução do estômago) eles não absorvem mais ferro e têm carência de vitamina B12; se não fazem suplementação, costumam ficar muitos doentes. A melhor maneira de curar desnutrição é comer de tudo, isso significa consumir hidratos carbono ao pequeno-almoço, almoço e jantar, três a quatro porções de fruta, quatro a cinco porções de verduras e legumes, arroz, feijão e proteínas (animal ou vegetal). Outro resultado da má alimentação dos que exibem excesso de peso e falta de nutrientes é a chamada “obesidade sarcopênica” ou seja, são pacientes que têm obesidade mas apresentam carência de músculos, têm uma composição muscular proporcionalmente mais fraca diante do que exibem de gordura.

PERTURBAÇÕES ALIMENTARES EM CONTEXTOS DESPORTIVOS

recados para orkut - danca com musica

«A Anorexia Nervosa parece ser mais prevalente nas sociedades industrializadas, nas quais há abundância de alimentos, especialmente quando nas raparigas a magreza está associada à beleza». Outras características psicológicas têm sido associadas ao desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar tais como, o perfeccionismo, traços de personalidade obsessiva e expectativas elevadas de realização. Vários autores quando analisaram as condições específicas, e pressões únicas da prática desportiva de competição (e.g. performance desportiva, expectativas pessoais, da família, treinador, colegas e espectadores, ênfase na obtenção de um peso ideal para a competição), chegaram à conclusão de que os atletas poderão estar em maior risco de assumirem comportamentos alimentares e de controlo de peso de risco, que por sua vez podem conduzir ao desenvolvimento de perturbações alimentares. Tanto a Anorexia Nervosa como a Bulimia Nervosa, são doenças graves que podem ter consequências físicas gravíssimas (e.g. ritmo cardíaco irregular, tonturas, cansaço e falta de energia e amenorreia no caso das mulheres) e que pode inclusive levar à morte.Existem determinadas modalidades cujos atletas poderão ser hipoteticamente mais susceptíveis à adopção de atitudes e comportamentos de risco, e consequentemente podem levar ao desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar. O boxe, a luta greco-romana, o halterofilismo, o judo e o tae-kwon-do são exemplos de modalidades olímpicas em que os atletas são divididos em escalões determinadas pelo peso corporal. Estas classificações podem levar a que os atletas adoptem medidas drásticas para obterem um peso que julguem ideal de forma a poderem competir no escalão em que julgam obter maior sucesso. A natação sincronizada, a patinagem artística, a ginástica rítmica e artística são modalidades olímpicas em que os resultados dependem de avaliações externas feitas por juízes.
Nestas modalidades, a aparência física /elegância corporal é considerada por parte dos atletas um factor de grande importância na atribuição da pontuação final.Este facto pode resultar na adopção de comportamentos e atitudes alimentares de risco na busca de uma imagem corporal idealizada. Apesar de ser mais ou menos clara a evidência empírica de uma relação positiva entre uma maior prevalência de comportamentos e atitudes de risco e subsequente perturbações do comportamento alimentar em modalidades ditas de ‘alto risco’ (e.g. ginástica, judo, atletismo, natação) em comparação com modalidades ditas de ‘baixo risco’ (e.g. basquetebol, futebol, hóquei, andebol).

NECESSIDADES DE FERRO SÃO MAIORES NOS ATLETAS

O ferro tem um papel importante na actividade física pois participa no transporte do oxigénio como componente da mioglobina (proteína transportadora do oxigénio no musculo), da hemoglobina (proteína transportadora do O2 nos glóbulos vermelhos) dos citocromos. Os seus requisitos diários são:
Não desportistas: ......................Desportistas:
· Homem 12 mg/dia .................Homem 24mg/dia
· Mulher 15mg/dia
....................Mulher 30mg/dia

As necessidades de ferro nos atletas são maiores porque, as perdas são igualmente superiores. Os corredores de fundo são os mais afectados pelo défice devido a três grandes factores essenciais:
·Destruição dos glóbulos vermelhos a nível dos vasos da planta dos pés por traumatismos repetidos dos vasos dessa região contra o solo. Os glóbulos vermelhos são destruídos, libertam a hemoglobina do seu interior e esta é eliminada posteriormente na urina arrastando consigo o ferro,
·Perdas de ferro pelo suor, principalmente em climas quentes e húmidos longos e repetidos períodos de treino,
· Perda de ferro pelas fezes e por lesões da mucosa intestinal.
· Hematúria de esforço ou seja, perda de sangue pela urina após o esforço por causa desconhecida.
O défice de ferro leva a uma anemia ferropénica. Os glóbulos vermelhos tornam-se pequenos e pálidos e a sua hemoglobina é escassa havendo assim uma dificuldade no transporte do oxigénio, os sintomas mais frequentes são:

· Recuperação lenta e difícil após o esforço,
· Irritabilidade, cansaço, depressão,
· Insónias e maus resultados desportivos.

As mulheres desportistas são as mais predispostas a este tipo de anemia devido ás perdas repetidas de sangue pela menstruação. Os alimentos ricos em ferro são :
· Fígado, coração, rins de animais, carne magra , gema de ovo, feijão,lentilhas ,soja vegetais de folha verde, cereais integrais ,nozes,amêndoas ,passas e amendoins .
Do ferro ingerido na dieta só cerca de 10% é absorvido pela mucosa intestinal, o restante é perdido pelas fezes. As dietas pobres em carne como as vegetarianas ou ricas em fibras, apresentam uma maior predisposição para serem deficitárias em ferro

ALIMENTOS RICOS EM FÓSFORO


Os alimentos ricos em fósforo são todos os produtos proteicos; os legumes, cereais integrais, as amêndoas , os amendoins e a soja. O fósforo é muito importante no metabolismo do osso e dos dentes, no metabolismo dos glicidos , lipidos, prótidos a nível muscular e também no metabolismo do sistema nervoso. Colabora como componente em muitos sistemas enzimáticos. As ingestões de cálcio e fósforo deverão estar equilibradas, pois estes sais minerais inibem mutuamente a nível da sua absorção intestinal. O fósforo metabolicamente activo está sob a forma de fosfatos ou seja, só 70% do fósforo ingerido é absorvido a nivel intestinal. Os requesitos diários de fósforo são 1,2 gramas e , geralmente, a dieta fornece todo o fósforo que necessitamos diáriamente. Os défices nutricionais são raros.

DICAS DE NUTRIÇÃO



No nosso país não só se comem muitas gorduras animais como também se exagera no total de gorduras ingeridas. Por iso deixo-vos aqui alguns conselhos práticos para modificarmos esse "panorama":

Aumentar a ingestão de alimentos pobres em gorduras (cereais, leguminosas, frutos),
Diminuir a ingestão de carne bovina, ovinos e suínos,
Retirar a pele do frango e evitar o consumo das suas asas muito ricas em colesterol,
Substituir aquelas carnes por carnes magras (frango, coelho, peru) e por peixe,
Aumentar o consumo dos peixes ricos em ácidos gordos do tipo Omega-3 ex: sardinha, cavala, atum, salmão, truta, arenque e enguia,
Usar queijo magro ou meio gordo,
Substituir leite e iogurtes gordos pelos magros ou meio gordos,
Não abusar da manteiga e excluir da dieta a banha de porco, substituindo-a por gorduras vegetais poli ou monoinsaturadas (ex: margarina girassol),
Evitar margarinas fabricadas á base de gorduras animais ex: vaqueiro,
Evitar produtos de charcutaria ex: chouriços, salsichas, presunto e toucinho,
Preferir azeite para cozinhar, temperar e fritar,
Evitar alimentos fritos,
Evitar óleos vegetais para fritar pois com o calor deterioram-se e podem ser mesmo cancerígenos,
Nunca fritar alimentos em fritadeiras eléctricas porque o óleo só pode ser aquecido uma vez,
Preferir alimentos grelhados e cozidos,
Não usar falsos óleos vegetais (coco e palma),
Reduzir a quantidade de glícidos simples ex: açúcar de mesa, bolos guloseimas, compotas, refrigerantes etc, pois são rapidamente absorvidos a nível intestinal e transformados em gorduras que se depositam no tecido adiposo;
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras pois diminuem os níveis de colesterol.

Seguindo estes conselhos não haverá problemas de excesso de peso ou doenças relacionados com um excesso de ingestão lipídica.

A IMPORTÂNCIA DA SOJA NA NOSSA ALIMENTAÇÃO!


A soja pertende á familia das leguminosas ou seja , dos feijões, da lentilha,da ervilha e do grão-bico.Destaca-se por ser muito rica em proteínas, lipidos, fibras e sais minerais, como também, vitaminas do complexo B que estão raramente presentes em alimentos de oriegm vegetal.De todos os vegetais, no que concerne ao valor biológico, a soja é aquele que possui a maior qualidade nutritiva. A soja é uma fonte excelente de protéinas e aminoácidos essenciais que têm um protagonismo exclusivo na nossa saúde e tambérm,outro tipo de substâncis que se juntam ás anteriores quanto aos seus beneficios sobre qualidade de vida que é o caso das denominadas isoflavonas.A importância de as proteínas conterem aminoácidos essenciais é um ponto relevevante, pois estes são assim denominados justamente porque o nosso corpo não os pode produzir.Deste modo, eles deverão ser incorporados na nossa dieta, caso contrário teremos um défice na formação de proteínas que daria origem a muitos problemas á nossa existência.A soja caracteriza-se entre todos os outros vegetais uma fonte muito importante de aminoácidos , na verdade é o unico vegetal que os contém. A soja contém várias substâncias biológicamente activas, que podem interferir com a digestão das proteínas. Independenetemente do seu valor nutricional, há duas funções muito importantes que se reconhem á soja:
- está associada á diminuição do colesterol;
- é uma fonte de isoflavonas.

Mas afinal o que são as isoflavonas?
As isoflavonas são substâncias que estão presentes numa concentração elevada na soja (100g contém 300mg),embora a maioria de outras leguminosas tenham quantidades muito limitadas (5mg); as isoflavonas têm um papel essencial para a mulher (contém estrogénios naturais) sendo muito importante o seu consumo em fases tão especiais como a menopausa. Além disso, também são potentes antioxidantes, pois ajudam de uma maneira relevante na saúde de todos os tecidos e orgãos.Assim, pode-se concluir que a soja e seus derivados devem ser incluídos na alimentação não somente pelas suas vantagens funcionais mas, principalmente, pelo facto de serem mais uma opcção de alimentos ricos em diversos nutrientes importantes para a saúde humana e que contribuirão para a diversificação da alimentação diária de vegetarianos ou não.
A soja é uma leguminosa que se diferencia das demais por apresentar elevado teor de proteínas, óleos nutricionais e fibras.

A soja possui mais proteína que a carne bovina na alimentação, eis as suas vantagens:

• menor demanda de ácido clorídrico para a sua digestão,
facilitando assimilação dos nutrientes e reduzindo riscos de
danos às paredes dos órgãos digestivos;
• gera menos toxinas durante a sua digestão;
• não excita os centros nervosos;
• não aumenta a pressão do sangue;
• não contém as toxinas, naturalmente contidas nas carnes,
geradas durante o abate dos animais;
• possui cinco vezes mais sais minerais e duas vezes mais
ácido fosfórico do que a carne.


sábado, 12 de abril de 2008

ÁGUA? FAÇAM COMO EU 1,5L SEMPRE

Quem se lembra de que o corpo humano é constituído por 70% de água?
E que dois terços do nosso peso corporal também correspondem a água? um exemplo: uma pessoa que pesa 68kg tem, maios ou menos, 38 litros de água no corpo e destes, entre 23 e 26 estão no interior das células e que 7,5 encontram-se no espaço que as rodeias(células) e uma quantidade ligeiramente inferior a 4 litros (8% H20 total) está no sangue! Curiosamente é desta quantidade menor(8% H2O), deste volume relativamente pequeno de água que se encontra no plasma e que se deve manter constante, que depende o bom funcionamento do nosso organismo. A água participa na regulação térmica, no equilibrio ácido-base, na elaboração das secreções digestivas, na construção dos tecidos, na transferência dos nutrientes e na eliminação dos resíduos.Para assegurar tantos e tão complexos desempenhos, a necessidade de água no organismo humano, tal como no dos animais depende directamente da quantidade perdida que varia entre 2 e 2,5 litros por dia; embora estas perdas sofrem um ligeiro aumento quando se faz exercício fisico intenso. As necessidades de água das crianças são proporcionalmente mais elevadas dos que as dos adultos, sobretudo nos bebés. Quando o corpo tem pouca água, a hipófise segrega uma substância no interior da corrente sanguinea, a denominada hormona antidiurética, que estimula os rins para ter maior quantidade possivel de água. No oposto, água em excesso, suprime-se a sede, e a hipófise produz muito pouca quantidade de hormona antidiurética permitindo que os rins excretem o excesso de água pela urina. Por isso está tudo "programado" e preparado para nos obrigar a beber o suficiente para compensar um excesso de perda de água e, desse modo, manter o volume sanguíneo e a concentração dos sais minerais dissolvidos (electrólitos) no sangue. Contudo uma pessoa pode desidratar facilmente se não beber água suficiente para compensar perdas excessivas. Por isso people bebam 1,5 litros de água que só temos beneficios com isso :)
A água é indispensável a todas as formas de vida, sem ela os vegetais e os animais não existiriam bem como , as plantas precisam de água para germinar,crescer, florir e dar frutos . Todos os seres vivos necessitam de água por isso é muito importante preservá-la, ou então o Homem não sobreviveria mais do que uma semana sem a ingestão de água para o bom funcionamento do organismo!

domingo, 6 de abril de 2008

DIGA ADEUS ÁS GORDURAS ;)

recados para orkut - danca com musica


O desejo de perder peso rapidamente é um dos inimigos principalmente das mulheres, fazer uma dieta "milagrosa" tem sempre maus resultados. Perder peso exige determinação e apoio especializado e isto nunca acontece quando se recorre a dietas milagrosas, á base de comprimidos ou de grandes restriçoes.È essencial perceber que para perder peso de forma saudável os hábitos alimentares têm de ser alterados e evidentemente, não é com as dietas rápidas tipo iô-iô que se consegue alcançar o peso ideal.È comum depois de uma dieta relâmpago voltar a engordar e na maior parte dos casos engorda-se ainda mais do que os quilos que se perderam. Está provado que as dietas rápidas que seduzem muitas pessoas e em todo o mundo apenas funcionam a curto prazo. A seguir a esse regime alimentar mais rigoroso,o corpo vai recuperar o peso perdido e o organismo terá dificuladade em se adaptar a um novo regime alimentar, o que acontece na maioria das vezes é que, depois começa-se um novo regime sem nunca se alterarem de vez os hábitos alimentares. É aquilo a que se dá o nome de dietas tipo iô-iô, isto é, passar a vida a fazer dietas não vigiadas,sem conseguir manter o peso.A alimentaçaõ e a nutrição fazem hoje parte das preocupações individuais e de saude pública, e se esta altura do ano em que toda a gente começa a olhar com cuidado para o que põe no prato porque o Verão e os biquinis estão aí, a verdade é que temos de nos educar durante todo o anoe durante toda a vida. Estar em forma e de boa saúde tem de ser um desejo (e um esfroço!!)de todo o ano e não apenas quando se "acendem as luzes vermelhas" da aproximação de época de praia.

CUIDADO COM AS DELICIOSAS BOLACHAS


Pior do que achar que os produtos integrais não engordam e que podem ser consumidos indiscriminadamente, é achar que até emagrecem. E estas crenças contribuem para o aumento do peso de milhares de adeptos! A fibra que é essencial ao bom funcionamento intestinal e dá uma sensação de saciedade, é utilizada pela maior parte dos fabricantes de bolachas e de outros produtos derivados dos cereais, de forma abusiva e enganadora. São inúmeras as embalagens de bolachas com grandes títulos a enfatizar a presença de fibra, com a palavra “integral” destacada, como que a prometer “comam bolachas e sejam magros”!!
Mas o que os fabricantes não dizem é que, para além da fibra, as bolachas são riquíssimas em
gorduras vegetais hidrogenadas e em açúcar (também chamado de açúcar amarelo, açúcar invertido, xarope de glucose, frutose, etc.).
De que são feitas as bolachas? Vamos analisar o
rótulo de umas “bolachas integrais com maçã”, quer em relação à lista de ingredientes, quer em relação à informação nutricional. De referir que este é apenas um exemplo, mas as diferenças entre as várias marcas são mínimas. Na lista de ingredientes encontramos, por ordem decrescente, os ingredientes que serviram de base para fabricar as bolachas:

-Farinha de trigo integral
-Gordura vegetal hidrogenada (o 2º ingrediente, ou seja, o que aparece em maior quantidade logo após a farinha)
-Farinha de trigo enriquecida (em vitaminas e minerais)
-Açúcar amarelo
-Açúcar invertido
-Sumo de maçã em pó (1,3%, ou seja, uma quantidade ínfima)
-Leite em pó magro
-Fibra alimentar (inulina)
-Levedantes (hidrogenocarbonato de cálcio e de amónio)
-Sal
-Aroma idêntico ao natural
O que oferecem as bolachas, para além da fibra?
Vamos analisar nutricionalmente 100g de bolachinhas.
Imagine que, ao longo do dia, come 1/3 do pacote destas bolachas (100g), o que não é difícil de acontecer ;), nessa quantidade de bolachas (100g) existem 479 calorias. Se está a fazer uma dieta de 2000 calorias, por exemplo, veja o que representam essas bolachas, são quase ¼ das calorias que se pode comer ao longo do dia, e ainda deve contabilizar os lacticínios, a fruta, a carne/peixe, arroz/massa, legumes,....Após comer 100g de bolachas terá ingerido 2g de fibra, o que é muito pouco, tendo em conta a recomendação de consumo de 20-35g de fibra diariamente. Se precisássemos das bolachas integrais para obter a fibra recomendada teríamos que comer alguns pacotes por dia...e a que preço, para a carteira e para a saúde!
Outras marcas apresentam teores de fibra, por 100g, maiores (até 6-8g), mas a quantidade de gorduras e, em alguns casos, de açúcar, que essa fibra arrasta não justifica que se comam bolachas para obtenção de fibra. Uma alimentação que contenha fruta, legumes e vegetais, sopa, pão de mistura ou integral e/ou cereais prontos a consumir com fibras e leguminosas, fornecerá a quantidade de fibra necessária ao seu corpo. Ao analisar o rótulo das bolachas vemos que têm 22,2g de gordura por cada 100g de produto!E com isto não pretendo dizer que não deve comer bolachas pois se o fizermos com conta, peso e medida, não teremos qualquer problema porque eu também como e gosto muito de bolachinhas :). Lembre-se apenas que não são tão leves como parecem (calorias) e que, dada a facilidade com que se comem, podem ser uma armadilha para a nossa linha. E uma coisa é gostar das ditas bolachas, outra coisa é achar que são melhores que o pão. Isso, nunca!

MICRONUTRIENTES: VITAMINAS E SAIS MINERAIS

As vitaminas encontram-se quase todas associadas às funções de algumas enzimas e co-enzimas, vitais à produção de energia. Assim, apesar de por si só não serem uma fonte de energia, elas são indispensáveis à sua produção. As necessidades individuais não se encontram porém inteiramente estudadas, havendo apenas alguma informação, especialmente no que respeita às patologias que se pensa serem devidas à carência de determinadas vitaminas. Os efeitos do treino intenso sobre as necessidades vitamínicas também não estão exaustivamente estudados, pelo que normalmente só se actua em caso de suspeita de dieta deficiente ou de haver sintomas associados a alguma carência vitamínica. Carências vitamínicas são no entanto raras em alimentações variadas, mas quando é clara uma carência determinada e não é possível alterar os hábitos alimentares do indivíduo, a opção mais prudente é incluir na sua alimentação uma cápsula multi-vitamínica (isto minimiza os riscos e as possibilidades de hipervitaminose).A ingestão, sem controle médico, de doses excessivas de Vitaminas, pode conduzir a estados de hiper-vitaminose altamente indesejáveis.
Vitaminas e as suas funções essenciais:

A - (retinol or b-caroteno) Importante para a visão, especialmente visão nocturna;
B1 - (tiamina) Envolvida no metabolismo dos Hidratos de Carbono;
B2 - (riboflavina) Envolvida na obtenção de energia a partir dos alimentos;
Niacina - (or tryptophan) Envolvida na obtenção de energia a partir dos alimentos;
B6 - (piridoxina) Envolvida no metabolismo dos amino-ácidos;
B12 - a sua carência provoca anemia e degeneração das células nervosas. Acta em conjunto com várioscompostos associados:
Ácido fólico - importante para as células com crescimento rápido, como a medúla óssea;
Ácido Pantoténico - envolvido na libertação de energia a partir dos lípidos e dos HC;
C - Manutenção de um tecido conjuntivo saudável e capacidade de cicatrização;
D - Envolvida na absorção e manutenção do Ca e P.
E - A sua função não é muito clara, pois a sua deficiência é virtualmente impossível (aparece em numerososalimentos);
K - Necessária ao processo de coagulação do sangue. O nosso organismo sintetiza-a.

Minerais
Os minerais têm três funções essenciais: constituintes do tecido ósseo e dentes (Ca, P, Mg); sais necessários à dinâmica dos fluídos corporais e funcionamento celular (Na, K, P, Mg, Cl) ou como elementos associados a enzimas e outras proteínas, sem os quais o seu funcionamento seria inviável (Fe, P). Os restantes minerais são conhecidos por Oligoelementos e, apesar de serem necessários à vida, encontramse no nosso organismo em quantidades minúsculas.
Apesar de não haver provas concludentes dos benefícios dos suplementos minerais, aceita-se que certos atletas possam desenvolver carências de determinados minerais. A deficiência em Cálcio é possível,especialmente em indivíduos com dietas de restrição dos lacticínios, como as dietas de perda de peso. Deficiências em Ferro também são possíveis, especialmente em mulheres jovens, devido às perdas menstruais e aporte insuficiente deste mineral.



O ALIMENTO INSUBSTITUíVEL E ESSENCIAL NA ALIMENTAÇÃO: LEITE


Todos sabemos que o leite é um alimento insubstitível e do ponto de vista nutricional rico equilibrado. Numa época em que a falta de tempo leva por vezes a hábitos alimentares menos euilibrados , é importante perceber os beneficios que o consumo regular de leite têm na sua vida e no seu bem-estar. O leite é um alimento insubstituível porque tem uma riqueza nutricional inigualável, essas caracteristicas de excelência fazem do leite um alimento de elevada densidade nutricional, ou seja, oferece uma grande variedade de nutrientes essenciais ao mesmo tempo que o seu valor calórico é baixo e moderado, desta forma o leite assume um papel importante para o bem estar do organismo. È uma fonte alimentar equilibrada de cálcio e ao bebermos um copo de leite estamos a contribuir para a ingestão da dose diária recomendada de cálcio sem, com isso, estarmos a ingerir por excesso calorias ou mesmo gorduras. O leite contem as proteinas e essas fazem parte de todas as estruturas do nosso corpo, funcionando como "tijolos na construção e manutenção dos nossos tecidos", cada proteina é formada por unidades mais pequenas que são os aminoácidos e de todos os existentes, o organismo só consegue produzir alguns por isso os outros têm que ser fornecidos pela alimentação, logo o leite contém aminoácidos essenciais em proporções ditas normais para o nosso organismo e por essa razão as suas proteínas são consideradas de elevado teor biológico. O leite é fonte natural de vitaminas e minerais, especialmente a vitamina A, B2 e B12 e os minerais cálcio e fósforo. Existem leites especiais que são reforçados em cálcio, ou leites que ajudam a reduzir o colesterol, leite com fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal, os de fácil digestão e sem lactose e ainda os de soja!

sábado, 5 de abril de 2008

AUMENTO DE PESO NA MENOPAUSA




A menopausa caracteriza-se pelo fim do funcionamento dos ovários, o que provoca uma queda das secreções hormonais nomeadamente os estrogénios e a progesterona as chamadas hormonas femeninas.Hoje em dia para amenizar esses defices hormonais, muitas mulheres, pelo menos no início das respectivas menopausas, fazem um tratamento de reposição hormonal.O tratamento permite que lhe sejam atenuadas as ondas de calor, evitam a secura vaginal que perturba a vida sexual, evita a osteoporose e os riscos de fracturas que ela provoca bem como, controla as alterações de humor tão comum nestas idades.Mas o tratamento hormonal para a menopausa tem riscos, por isso o médico deve ser muito criterioso quando opta por os receitar. Cada mulher deve ter um tratamento hormonal individualizado porque não nos podemos esquecer que doses a mais ou, ao contrário, insuficiência de estrogéneos pode provocar aumento de peso. Quanto maior é o excesso de peso antes da menopausa, maior é o risco de engordar após 50 anos, já que a taxa de insulina no sangue aumenta. Portanto a mulher deve ter cuidado com a alimentação e com o exercicio físico muito antes do ínicio da menopausa e as orientações alimentares são as mesmas que podem ser aplicadas a todas as idades da vida :

-deve fornecer ao organismo uma quantidade suficiente de cálcio para prevenir osteoporose (a foto abaixo é um exemplo de um osso normal e osso osteopótico);

-encontra seguramente o cálcio no leite e seus derivados (ex:iogurtes,queijo)do que andar a tomar suplementos vitamínicos ricos em cálcio;
- os suplementos vitamínicos ricos em cálcio pode provocar prisão de ventre e provocar o aumento de peso;
-deve ter em atenção ao consumo de viaminas B9(ácido fólico) para limitar as alterações de humor;
-pode encontrar essas vitaminas no fígado de boi, nas ostras, no espinafre, no feijão vermelho, etc;
Por fim deve evitar os excessos de álcool que se tornam mais frequentes nessa época da vida, quer se trate da "bebida social", do aperitivo nocturno ou de um alcoolismo
solitário e ocultado.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

PERDER PESO A BRINCAR


Os adolescentes portugueses encontram-se entre os mais obesos da Europa, o que não é brincadeira nehuma. Já muito se disse e escreveu acerca da epidemia da obesidade, desde o assustador ritmo com que aumenta no mundo desenvolvido e em vias de desenvolvimento, até ás recentes constatações de que os adolescentes portugueses se encontram entre os mais obesos da Europa. Esta situaçao é alarmante visto que se estima que 70% dos adolescentes obesos serão adultos obeos, número que sobe 80% se um dos seus pais for obeso. A obesidade é uma doença crónica e com diversas repercursões na saúde cardiovascular, endocrina, oncológica,e psicológica( a auto-estima compromete o estigma da obesidade.Nos adolescentes o cenário é constrangedor e então o que se pode fazer?
A novidade nesta área são os jogos activos que podem vir a fazer parte da soluçao num futuro próximo, a brincar a brincar estes videojogos contribuem para um organismo mais apto fisicamente quando incitam os adolescentes a tarefas como correr ou saltar e é o videojogo JEEP3(Jovens em exercicio para a perda de peso), um projecto português que resulta de uma parceria entre a consulta de obesidade pediatrica no Hospital de Santa Maria e a Faculdade de Educaçao Física e Desporto (F.lusófona). O objectivo é proporcionar uma abordagem que reflicta o ideal para o combate a obesidade: iniciativas que incluam intervenções nutricionais,de actividade física e de modificação comportamental clínico. No que respeita ao exercicio este projecto respeita as mais recentes linhas orientadoras de instituições como a American scollege of soports Medicine que tem em consideraçao o desenvolvimento do adolescente e incluem, quer soluções para o aumento da actividade física quer para a diminuição da inactividade física. No JEEP3 a intervenção inclui a promoção de exercico estruturado e o desenvolvimento da actividade física integrada no estilo de vida do adolescente.Estas duas abordagens envolvem uma ligaçao estreita aos pais, especialmente nas idades pré-adolescentes(10-12 anos) e aos pares na idade adolescente, visto que neste período os amigos e modelos sociais substituem progressivamente os pais na influência do comportamento do jovem.




O JOGO SAUDÁVEL -ESCAPE FROM DIAB


O autor vem a Portugal e chama-se Tom Baranowski, investigador de referência na área de promoção dos estilos de vida saudáveis. Ele e a sua equipa criaram um jogo denominado Escap Fom diab que conduz o jogador a uma série de problemas que só serão resolvidos com base em respostas correctas no nível da nutricão saudável e exercicio. o jovem desenvolve assim estes conhecimentos de uma forma lúdica, Tom utilizou este videojogos como facilitador da aquisição de conhecimentos sobre estilos de vida saudáveis, mais especficamente dirigidos á diabetes pediátrica e apresentará em breve em portugal estes resultados, conjuntamente com outras intervenções que envolvem este tipo de jogos (Active computer Games). O sedentarismo é, á imagem da obesidade, uma epidemia mundial e a esmagadora maioria destes jovens obesos apresentam uma resistência enorme ás actividades físicas, que foram progressivamente sendo substituidas por brincadeiras e tarefas promotoras de inactividade física.