quinta-feira, 3 de abril de 2008

PERDER PESO A BRINCAR


Os adolescentes portugueses encontram-se entre os mais obesos da Europa, o que não é brincadeira nehuma. Já muito se disse e escreveu acerca da epidemia da obesidade, desde o assustador ritmo com que aumenta no mundo desenvolvido e em vias de desenvolvimento, até ás recentes constatações de que os adolescentes portugueses se encontram entre os mais obesos da Europa. Esta situaçao é alarmante visto que se estima que 70% dos adolescentes obesos serão adultos obeos, número que sobe 80% se um dos seus pais for obeso. A obesidade é uma doença crónica e com diversas repercursões na saúde cardiovascular, endocrina, oncológica,e psicológica( a auto-estima compromete o estigma da obesidade.Nos adolescentes o cenário é constrangedor e então o que se pode fazer?
A novidade nesta área são os jogos activos que podem vir a fazer parte da soluçao num futuro próximo, a brincar a brincar estes videojogos contribuem para um organismo mais apto fisicamente quando incitam os adolescentes a tarefas como correr ou saltar e é o videojogo JEEP3(Jovens em exercicio para a perda de peso), um projecto português que resulta de uma parceria entre a consulta de obesidade pediatrica no Hospital de Santa Maria e a Faculdade de Educaçao Física e Desporto (F.lusófona). O objectivo é proporcionar uma abordagem que reflicta o ideal para o combate a obesidade: iniciativas que incluam intervenções nutricionais,de actividade física e de modificação comportamental clínico. No que respeita ao exercicio este projecto respeita as mais recentes linhas orientadoras de instituições como a American scollege of soports Medicine que tem em consideraçao o desenvolvimento do adolescente e incluem, quer soluções para o aumento da actividade física quer para a diminuição da inactividade física. No JEEP3 a intervenção inclui a promoção de exercico estruturado e o desenvolvimento da actividade física integrada no estilo de vida do adolescente.Estas duas abordagens envolvem uma ligaçao estreita aos pais, especialmente nas idades pré-adolescentes(10-12 anos) e aos pares na idade adolescente, visto que neste período os amigos e modelos sociais substituem progressivamente os pais na influência do comportamento do jovem.




O JOGO SAUDÁVEL -ESCAPE FROM DIAB


O autor vem a Portugal e chama-se Tom Baranowski, investigador de referência na área de promoção dos estilos de vida saudáveis. Ele e a sua equipa criaram um jogo denominado Escap Fom diab que conduz o jogador a uma série de problemas que só serão resolvidos com base em respostas correctas no nível da nutricão saudável e exercicio. o jovem desenvolve assim estes conhecimentos de uma forma lúdica, Tom utilizou este videojogos como facilitador da aquisição de conhecimentos sobre estilos de vida saudáveis, mais especficamente dirigidos á diabetes pediátrica e apresentará em breve em portugal estes resultados, conjuntamente com outras intervenções que envolvem este tipo de jogos (Active computer Games). O sedentarismo é, á imagem da obesidade, uma epidemia mundial e a esmagadora maioria destes jovens obesos apresentam uma resistência enorme ás actividades físicas, que foram progressivamente sendo substituidas por brincadeiras e tarefas promotoras de inactividade física.


2 comentários:

Batataz disse...

São iniciativas deste tipo que podem ajudar pais, educadores e profissionais da saúde a alertar os jovens para o risco de uma alimentação pouco saudável.

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Para além de muito interessantes, estes dois posts realçam um aspecto muito importante na área de alimentação: a necessidade de adaptar os métodos à realidade.
Estas duas iniciativas são um bom exemplo disso; usam a tecnologia para captar atenção dos jovens, visto que é , actualmente, um dos assuntos que mais lhes desperta curiosidade.
Continua o bom trabalho!