sexta-feira, 18 de abril de 2008

NECESSIDADES DE FERRO SÃO MAIORES NOS ATLETAS

O ferro tem um papel importante na actividade física pois participa no transporte do oxigénio como componente da mioglobina (proteína transportadora do oxigénio no musculo), da hemoglobina (proteína transportadora do O2 nos glóbulos vermelhos) dos citocromos. Os seus requisitos diários são:
Não desportistas: ......................Desportistas:
· Homem 12 mg/dia .................Homem 24mg/dia
· Mulher 15mg/dia
....................Mulher 30mg/dia

As necessidades de ferro nos atletas são maiores porque, as perdas são igualmente superiores. Os corredores de fundo são os mais afectados pelo défice devido a três grandes factores essenciais:
·Destruição dos glóbulos vermelhos a nível dos vasos da planta dos pés por traumatismos repetidos dos vasos dessa região contra o solo. Os glóbulos vermelhos são destruídos, libertam a hemoglobina do seu interior e esta é eliminada posteriormente na urina arrastando consigo o ferro,
·Perdas de ferro pelo suor, principalmente em climas quentes e húmidos longos e repetidos períodos de treino,
· Perda de ferro pelas fezes e por lesões da mucosa intestinal.
· Hematúria de esforço ou seja, perda de sangue pela urina após o esforço por causa desconhecida.
O défice de ferro leva a uma anemia ferropénica. Os glóbulos vermelhos tornam-se pequenos e pálidos e a sua hemoglobina é escassa havendo assim uma dificuldade no transporte do oxigénio, os sintomas mais frequentes são:

· Recuperação lenta e difícil após o esforço,
· Irritabilidade, cansaço, depressão,
· Insónias e maus resultados desportivos.

As mulheres desportistas são as mais predispostas a este tipo de anemia devido ás perdas repetidas de sangue pela menstruação. Os alimentos ricos em ferro são :
· Fígado, coração, rins de animais, carne magra , gema de ovo, feijão,lentilhas ,soja vegetais de folha verde, cereais integrais ,nozes,amêndoas ,passas e amendoins .
Do ferro ingerido na dieta só cerca de 10% é absorvido pela mucosa intestinal, o restante é perdido pelas fezes. As dietas pobres em carne como as vegetarianas ou ricas em fibras, apresentam uma maior predisposição para serem deficitárias em ferro

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABENS: ESTA MUITO CLARO AS INFORMAÇÕES DESTE SITE, E EXCLUI QUALQUER DUVIDA QUE ALGUEM TENHA SOBRE O ASSUNTO, UM GRANDE ABRAÇO.