segunda-feira, 28 de abril de 2008

GENE DO FITNESS


Seremos todos atletas? A culpa é dos genes?
É preciso ter o gene certo!
Está demonstrado que a nossa dotação genética torna-nos mais ou menos propensos a desenvolver a obesidade e segundo alguns especialistas, quando os dois progenitores são obesos a probabilidade dos filhos serem também obesos oscila entre 50% a 80%. Além disso esta predisposição genética pode actuar nalguns casos, manifestando-se através de uma tendência para:

. armazenar calorias,
. comer em excesso,
. desenvolver hábitos sedentários,
. afectar mecanismos de regulação do tecido adiposo.

Nos tempos que correm assiste-se a uma pressão social tremenda para a reaização regular de actividade física.Uma boa parte da população idosa e coleccionadora de factores de risco parece ter descoberto os beneficios crónicos do exercício físico. Apesar dos Portugueses não terem uma cultura atlética, é possível e graças a uma maior acessibilidade desportiva afirmar que o meio ambiente influencia a motivação do praticante e a performance desportiva.
Mas será que a motivação para o exercicio e a forma como o organismo responde ao treino é apenas dependente de causas externas??
NÃO! Pode agradecer aos seus pais ou culpá-los por boa parte da sua aptidão desportiva e pela sua capacidade de beneficiar o treino!Algumas pessoas são dotadas, no que se refere á resitência cardiorespiratória, flexibilidade, força ou composição corporal, determinando este factor as modalidades em que podem ter maior probabilidade de sucesso.

Sem comentários: