quarta-feira, 23 de abril de 2008

PORQUE É QUE NÃO DEVEMOS ABUSAR DOS OVOS NA ALIMENTAÇÃO?


O ovo de galinha tem duas partes completamente distintas , no referente á composição nutritiva: a gema e a clara. A gema tem elevada percentagem de colesterol, mas é muito rica em vitaminas A, B1, B2 e D, fósforo, ferro e calcio. A clara não tem praticamente gordura e, embora contenha proteínas de muito alto valor biológico, é muito pobre em vitaminas a sais minerais.Tanto a clara como a gema são muito pobres em glicidos. Os ovos são facilmente digeridos, mas podem provocar cólicas e mal-estar abdominal durante o treino ou competição por formarem muitos gases no intestino. Devemos preferir ovos cozidos ou escalfados a fritos pois estes trazem-nos uma carga suplementar de gorduras.Um atleta deverá comer cerca de 3 a 4 ovos por semana mas no entanto não convém abusar devido ao alto conteúdo da gema em gorduras.

2 comentários:

Nutrição Descascada disse...

também acho. Daí que não devemos abusar nos ovos havendo uma determinada quantidade recomendada por semana. apesar do mal estar que os ovos provocam durante os treinos, os desportistas não os deixam de comer, mesmo em batidos colocam-nos crus =X
bom blog ;D*

VIVEIRO ADONIS disse...

Por tudo o ja pesquisei e li nos ultimos 30 anos penso que os ovos sao um alimento fundamental e estrategico , o segredo é realmente planejar a quantidade certa para cada caso, no meu caso eu consumo 1 ovo cozido ao dia e nao tenho nenhum problema.
ROGELIO RAIMUNDO DOSOUTO