sexta-feira, 18 de abril de 2008

PERTURBAÇÕES ALIMENTARES EM CONTEXTOS DESPORTIVOS

recados para orkut - danca com musica

«A Anorexia Nervosa parece ser mais prevalente nas sociedades industrializadas, nas quais há abundância de alimentos, especialmente quando nas raparigas a magreza está associada à beleza». Outras características psicológicas têm sido associadas ao desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar tais como, o perfeccionismo, traços de personalidade obsessiva e expectativas elevadas de realização. Vários autores quando analisaram as condições específicas, e pressões únicas da prática desportiva de competição (e.g. performance desportiva, expectativas pessoais, da família, treinador, colegas e espectadores, ênfase na obtenção de um peso ideal para a competição), chegaram à conclusão de que os atletas poderão estar em maior risco de assumirem comportamentos alimentares e de controlo de peso de risco, que por sua vez podem conduzir ao desenvolvimento de perturbações alimentares. Tanto a Anorexia Nervosa como a Bulimia Nervosa, são doenças graves que podem ter consequências físicas gravíssimas (e.g. ritmo cardíaco irregular, tonturas, cansaço e falta de energia e amenorreia no caso das mulheres) e que pode inclusive levar à morte.Existem determinadas modalidades cujos atletas poderão ser hipoteticamente mais susceptíveis à adopção de atitudes e comportamentos de risco, e consequentemente podem levar ao desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar. O boxe, a luta greco-romana, o halterofilismo, o judo e o tae-kwon-do são exemplos de modalidades olímpicas em que os atletas são divididos em escalões determinadas pelo peso corporal. Estas classificações podem levar a que os atletas adoptem medidas drásticas para obterem um peso que julguem ideal de forma a poderem competir no escalão em que julgam obter maior sucesso. A natação sincronizada, a patinagem artística, a ginástica rítmica e artística são modalidades olímpicas em que os resultados dependem de avaliações externas feitas por juízes.
Nestas modalidades, a aparência física /elegância corporal é considerada por parte dos atletas um factor de grande importância na atribuição da pontuação final.Este facto pode resultar na adopção de comportamentos e atitudes alimentares de risco na busca de uma imagem corporal idealizada. Apesar de ser mais ou menos clara a evidência empírica de uma relação positiva entre uma maior prevalência de comportamentos e atitudes de risco e subsequente perturbações do comportamento alimentar em modalidades ditas de ‘alto risco’ (e.g. ginástica, judo, atletismo, natação) em comparação com modalidades ditas de ‘baixo risco’ (e.g. basquetebol, futebol, hóquei, andebol).

2 comentários:

Rita Pires disse...

Esta notícia fez-me lembrar aquele caso da tenista Daniela Hantuchová que, em determinada altura da sua carreira, teve de se retirar das competições exactamente por sofrer de anorexia nervosa...Foi uma pena, mas sei que já está de volta. Espero que esta notícia sirva de aviso aos desportistas para que não exagerem.

Manuela Marinho disse...

este post revela-se muito interesante e mostra como a alimentação e imagem corporal pode condicionar a pratica de uma actividade fisica.Achamos curioso o facto de distinguires os desportos como baixo e alto risco a perturbações do comportamento alimentar, assim podemos vera importancia do nutricionista no desporto.
Parabens pelo blog, demonstra um trabalho incrivel e muito empenho.:)
passa pelo nosso...Paprika