quarta-feira, 30 de abril de 2008

SUBSTÂNCIA VICIADORA E PERIGOSA DO CHOCOLATE: TEOBROMINA


O chocolate contém uma substância chamada Teobromina. É usada como diurético, estimulante cardíaco, dilatador de vasos sanguíneos e também como relaxante muscular. Para animais como cães, gatos, porcos, roedores, cavalos, entre outros, esta substância é tóxica e pode provocar a morte uma vez que o seu organismo faz a eliminação desta muito lentamente.O chocolate de cozinha e chocolate negro contêm cerca de 15/20mg por cada grama de chocolate. O chocolate de leite contém cerca de 1,5 mg por cada grama.É extremamente perigoso deixar chocolate ao alcance do seu animal de estimação. A dose fatal para um cão será de cerca de 6 a 17 gramas de chocolate negro por cada kilo de peso do animal. Um leão da rodésia poderá sucumbir após a ingestão de apenas cerca de 200 gramas de chocolate negro. Em animais idosos com problemas cardíacos a dose fatal será muito inferior.Em caso de ingestão deste alimento, em quantidade que possa colocar em risco a vida do seu animal, consulte de imediato o veterinário.
Embora a teobramina não seja uma substância viciadora, foi apontada como causadora do vício por chocolate. O chocolate é considerado afrodisíaco, pois seus efeitos incluem os efeitos estimulativos da teobromina, prazer induzido pelo hipotálamo como um efeito da doçura de chocolate e natureza gordurosa, ou como chocolate afecta os níveis de serotonina. Enquanto a
serotonina tiver um efeito aprazível, em concentrações altas pode ser convertido à melatonina que em quantias grandes aumenta o apetite sexual.
Como é um estimulante do miocárdio, como também um vasodilator, aumenta as batidas do
coração, contudo também dilata os vasos sanguíneos, enquanto diminui a pressão sanguínea.

1 comentário:

VIVEIRO ADONIS disse...

Estou utilizando o cacau em minha dieta esportiva e estudando os efeitos na pratica do dia a dia e em breve chegarei a muitas conclusoes, quem quizer manter correspondencia para maiores informaçoes e sugestoes me escreva atraves deste blogue.
ROGELIO RAIMUNDO DOSOUTO