quarta-feira, 23 de abril de 2008

CIRURGIA DA OBESIDADE OU SOLUÇÕES RADICAIS?!

Nos casos extremos de obesidade mórbida quando todas as tentativas de tratamento fracassaram deve-se abordar o problema de forma radical isto é, optando por uma intervenção médica! A chamada cirurgia da obesidade deve efectuar-se apenas em indivíduos com obesidade grave ou mórbida, que não conseguem perder peso pelos métodos tradicionais - dieta hipocalórica, exercício físico, medicamentos adelgaçantes ou quando a obesidade está associada a doenças graves. O objectivo destas intervenções é actuar directamente sobre o aparelho digestivo, modificando-o de forma transitória ou permanente, para reduzir a respectiva capacidade de ingestão e assimilação dos alimentos. As duas técnicas mais simples são:

Banda gástrica ajustável que consiste em colocar uma banda de silicone em torno da entrada do estômago que produzirá o efeito de limitação do volume gástrico para evitar a ingestão massiva de alimentos;

Outra técnica é a do balão intra-gástrico que consiste num balão de silicone dentro do estômago para que produza uma sensação constante de saciedade .

Todas as outras constituem cirurgias agressivas e até algo arriscado, uma vez que os pacientes a elas submetidos podem apresentar diversas comorbilidades associadas e um elevado risco anestésico, para além de eventuais défices nutricionais permanentes. A mesma operação não tem sempre os mesmo efeitos, quanto á redução de peso, em todos os indivíduos. Actualmente a gastroplastia com bypass é a cirurgia mais usada no tratamento da obesidade mórbida extrema. A perda de peso pode alcançar os 10 a 20 kg é um método seguro, eficaz, simples, rápido e ideal para pessoas com obesidade.

Evoluçao dos pacientes que utilizaram a técnica da gastroplastia


1 comentário:

Alexandra Pereira & Ana Rita Lemos & Marta Rola disse...

olá meninas :P considero este artigo muito pertinente nos dias de hoje, principlamente quando a obesidade está não só aliada aos cuidados de saúde mas também aos cuidados esteticos!

Foi interessante e uma mais-valia a vossa recomendação a este tipo de cirurgia na medida em que só se deve proceder a esta como último recurso, e não por caprichos estéticos!

Continuação de bom trabalho!!